Palestrantes

ALCÂNTARA RAMOS DE ASSIS CÉSAR

Professor de Habilidades Médicas - Neurologia UFPR - Toledo; Coordenador do Núcleo de Estudos de Cefaleias e Algias Cranianas do Oeste do Paraná; Coordenador do Curso de Medicina da UFPR - Toledo (2023-2025); Membro do Comitê de Políticas Públicas, Institucionais e Advocacy (SBCe); Revisor Journal of Pain Research; Membro da ABSono.

ALESSANDRO MOÇO FAIDIGA

Graduação em 1995. Faculdade de Odontologia de Lins Especialização em Ortodontia em 2005. Especialização em DTM/DOR OROFACIAL EM 2014.

ALEXANDRE OTTONI KAUP

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (1995), residência em Neurologia Clínica na Universidade Federal de São Paulo (1996-1999) e doutorado sanduíche, bolsista CNPq, em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003) em conjunto com Houston Headache Clinic, TX - USA. Atuou como professor adjunto de Neurologia da Universidade de Santo Amaro (2003-2007). Realizou Clinical Fellowship in Headaches (2002) na Houston Headache Clinic, Houston, TX -USA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: toxina botulínica (enxaqueca crônica, distonias, blefarospasmo, espasticidade), cefaleias (migrânea e cefaleias trigêmino autonômicas) e acidente vascular cerebral, especialmente epidemiologia do acidente vascular cerebral. Experiência no uso de canabis medicinal no tratamento de doenças neuroógicas e em pesquisa clínica no tratamento da Enxaqueca Crônica com Canabidiol/Tetrahidrocanabinol. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Centro de Bloqueio Neuroquímico do Hospital Albert Einstein e pesquisador do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil. Coordenador do Departamento Científico de Neuroepidemiologia da Academia Brasileira de Neurologia, Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleias, Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia.

ALINE ANDRETTA

Professora da Pós-graduação do Instituto Ana Paula Pujol. Atendimento em consultório particular. Mestrado na Medicina Interna do Hospital de Clínicas-UFPR. Pós-graduação em Fitoterapia Integrativa- FAMATEC (COURSES4U). Pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional - Universidade Cruzeiro do Sul (VP). Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital de Clínicas-UFPR. Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2010).

ALLAN ANTONIO GURGEL

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO / RJ) Médico Especialista em Angiorradiologia e Radiologista intervencionista (SOBRICE-AMB / SP) Médico Especialista em Ensino Médico (UNILA / UNIFESP ) Formação em Medicina Tropical (FMTM / MG)Formação em Perícias Médicas (FAMERP / SP) Formação em Consciencioterapia (OIC-PR) Professor do Magistério Superior - Curso de Medicina - Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

ANA MARIA LADEIRA YAMADA

RQE 12640 Médica Neurologista, Mestre em Medicina (Neurologia / Cefaleia) pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2006). Membro Titular da ABN, ABN-RJ e SBCe. Atualmente Neurologista Clínica e Infanto-Juvenil no Barra Life Medical Center RJ e do Centro de Anomalias Craniofaciais (CTAC) da UERJ / PPC desde 2015 e da ACVM (desde 1990). Atua há mais de 25 anos em equipe multidisciplinar com ênfase no Follow up de crianças com Atraso Neuropsicomotor. Graduada em Medicina pela FTESM - 1984, foi residente (1987-1988) e Médica Assistente (1993-2000) do Serviço de Neurologia do Prof. Gérson C. Magalhães, na Beneficência Portuguesa - RJ. Em 2006 participou da fundação da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (ANERJ / Cap. ABN-RJ); contribuindo para os Departamentos Científicos como Coordenadora (2015-2017) e Secretária (2013-2015 e 2017-2019) do DC de Neuropediatria e Secretária do DC de Cefaleia e Dor (2007-2008) e para Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) como Membro do Comitê de Cefaleia na Infância (2020-2022).

ANDRESSA REGINA DE MELLO GALEGO

Professora da Pós-graduação do Instituto Ana Paula Pujol. Atendimento em consultório particular. Mestrado na Medicina Interna do Hospital de Clínicas-UFPR. Pós-graduação em Fitoterapia Integrativa- FAMATEC (COURSES4U). Pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional - Universidade Cruzeiro do Sul (VP). Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital de Clínicas-UFPR. Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2010).

ANGELICA BEATE WINTER BOLDT

Professora do departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2013 e bolsista produtividade de pesquisa PQ2 desde 2018, credenciada nos programas de pós-graduação em Genética UFPR (2013), Medicina Interna UFPR (2023) e Ciências Farmacêuticas UNICENTRO (2022). Coordenadora de projetos genético-epidemiológicos que objetivam aplicar princípios da Medicina 4P (personalizada, preventiva, preditiva e participativa) para prevenção de doenças complexas, de etiologia multifatorial. Também é coordenadora científica do projeto Genomas Paraná, este vinculado ao Núcleo de Arranjo, Pesquisa e Inovação (NAPI) Genômica da Fundação Araucária; e coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq em Epigenética e Genética Epidemiológica, licenciada em Ciências Biológicas (1994) e mestre em Genética (2000) pela UFPR, doutora em Genética Humana pela Universidade de Tübingen, Alemanha (2006), post-doc no Laboratório de Imunopatologia Molecular/ HC-UFPR de 2007 ao início de 2013.

ARAO BELITARDO DE OLIVEIRA

Formado em Educação Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo-SP, possui especialização em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardiovascular pelo InCor / HC-FMUSP, Especialista e Exercício Clínico pelo American College of Sports Medicine-USA, Doutor em Ciências pela Disciplina de Neurologia e Neurociência da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Pós-Doutorando no Centro de Estudos Clínicos e Epidemiológicos do HU/USP. Possui Fellowship em Neurologia das Cefaleias pelo Danish Headache Center, Dinamarca. Membro do Comitê de Atividade Física e Fisioterapia da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Membro da International Headache Society e International Society of Exercise Immunology. É editor associado da revista Headache Medicine.

CAIO VINICIUS DE MEIRA GRAVA SIMIONI

Médico neurologista do Grupo de Cefaleias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Vice coordenador de Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia Coordenador da Liga da Cefaleia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Membro do Comitê de Cefaleia da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED).

CAMILA CAVERNI

Nutricionista formada pela São Camilo em 2011. Especializada em Nutrição esportiva e Estética pela São Camilo em 2013. Responsável pelo Programa de Tratamento Nutricional da Dor de cabeça no Headache Center Brasil desde 2016. Pesquisadora no Setor de Investigação e Tratamento de Cefaleia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2016. Atendimentos na área clínica, tratamento de dor de cabeça, esportiva e estética.

CARLOS ALBERTO BORDINI

Mestre em Neurologia USP Doutor em Neurologia USP Ex-Presidente da SBCe Ex- Presidente Asociacion Latinamericana de Cefaleia Fellow da American Headache Society. Forskiningstipendiet am Regionsykehuset, Tronheim, Noruega.

CARLOS ROCHA JUNIOR

Possui graduação em Medicina Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Título de especialista em Neurologia Clínica - UNESP (1999) Título de especialista em Neurofisiologia Clínica - UNESP (2000). Experiência como staff em neurofisiologia clínica do Hospital da Rede Sarah dos hospitais do aparelho locomotor - Brasília. Título de especialista em Neurocirurgia - UNESP (2005). Coordenador da neurocirurgia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (2006/07). Atividades como coordenador da neurocirurgia do Hospital Bom Jesus/ Toledo/PR de 2008/2013. Montagem da empresa Angiocor - setor de Hemodinâmica - Neurorradiologia Intervencionista (2008). Treinamento em Neurorradiologia Intervencionista no hospital Sagrada Família - Buenos Aires (Dr. Pedro Lylyk). Treinamento em doppler transcraniano pela Sociedade Brasileira de doenças Cerebrovasculares (2009) e Dra. Silvia Cocorullo / Buenos Aires (2010). Treinamento em Neurorradiologia Intervencionista pela Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Intervencionista / Serviço do Hospital Universitário Cajuru - Curitiba - Dr. Gelson Koppe (2015/2016).

CELIA APARECIDA DE PAULA ROESLER

Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia Membro da International Headache Society

CLAUDIA BAPTISTA TAVARES

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987). Mestrado em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense (2022). Residência médica em Neurocirurgia - Área básica: Neurologia (1995). Especialização em Cirurgia Geral (1991). Pós-graduação em Terapia Intensiva pela UniRedentor - AMIB (2022). Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) e da International Headache Society (IHS). Coordenadora do Comitê de Atividades Físicas e Fisioterapia da SBCe. Experiência na área de Medicina, ênfase em Neurocirurgia e Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Trauma, Neurointensivismo, Terapia Intensiva, Cefaleia e Auditoria em Saúde.

CLAUDIO MANOEL BRITO

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1973). Mestre em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense (Área de Concentração: Cefaleias). Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia/Associação Médica Brasileira. Neurocirurgião do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. Professor Assistente da FOA. Membro da North American Spine Society, AOSpine, World Spiine Society e Sociedade Brasileira de Cirurgia da coluna; membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia, da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

DANIELLA ARAUJO DE OLIVEIRA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (área Neurociências) pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (área Neurociências) pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia entre 2013 - 2017 e vice-coordenadora do mesmo Programa no período de 2017 - 2019. Orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Fisioterapia desde agosto/2010 e Ministra a disciplina de Fisioterapia aplicada à neurologia. Tem experiência em reabilitação do paciente neurológico, terapia de mão (reabilitação das lesões do membro superior), indicação de prótese e confecção de órtese, atuando principalmente nos seguintes temas: nervos periféricos, doenças cerebrovasculares e cefaleia.

DÉBORA BEVILAQUA GROSSI

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestrado (1996) e doutorado (1998) em Biologia Patologia Buco-Dental pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e chefe do Departamento de Ciências da Saúde nesta instituição. Foi editora chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT) e membro titular do Comitê Multidisciplinar em Saúde do CNPq em dois mandatos. Hoje faz parte do Conselho de editores da BJPT, é membro da Coordenação de Área de Saúde III da FAPESP. Sua linha de pesquisa tem ênfase na Postura e Movimento Humano, atuando principalmente nas disfunções dolorosas do sistema musculoesquelético seja na avaliação ou nos recursos terapêuticos utilizados. Coordenou e atualmente é orientadora do Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional na FMRP. Desde 2005 é responsável pelo ambulatório de Fisioterapia em Cefaleia e DTM do HC-FMRP/USP onde desenvolve pesquisas estudando as repercussões musculoesqueléticas e funcionais na cefaleia e DTM. Realizou pós-doutorado no Albert Einsten College of Medicine e no Montefiore Headache Center em NY sob a supervisão do Dr. Richard Lipton e Dr. Marcelo Eduardo Bigal.

DIOGO GUILHERME LEÃO EDELMUTH

Coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Radiologista no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas, no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Sírio-Libanês

EDIVAN RAMOS

EDIVARLEY RODRIGUES DA COSTA JUNIOR

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto (2011). Concluiu programa de residência médica em psiquiatria no Instituto Bairral de Psiquiatria (2016). Médico Assistente do Núcleo de Terapia Intensiva do Instituto Bairral de Psiquiatria (2016-2019) Médico Assistente do setor feminino para dependência química do Instituto Bairral de Psiquiatria (2019) Médico Psiquiatra do ambulatório do Hospital Samaritano de Paulínia (2016-2019) Médico Psiquiatra do ambulatório da Unimed de Toledo (atualmente) Mestrando em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

EDUARDO GROSSMAN

Professor Titular responsável pela disciplina de Dor Craniofacial aplicada à Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul. Líder do grupo de pesquisa em Técnicas Intervencionistas, Imaginologia e Dor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, CNPq. Diretor do Centro de Dor e Deformidade Orofacial (CENDDOR - RD).

ELCIO JULIATO PIOVESAN

Possui graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1994), Pós-graduação em Neurologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1997) Mestrado em Medicina Interna pela UFPR (2000) e Doutorado em Medicina Interna pela UFPR (2010). Pré-clínica Fellow no Thomas Jeferson Headache Center na Universidade da Filadelfia (USA) (2002). Professor Associado do Curso de Medicina da UFPR. Coordenador da disciplina de introdução à clínica médica da UFPR e Professor de Propedêutica Médica da UFPR. Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde da UFPR. Lider do Grupo de Pesquisa CnPQ do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná. Vice Coordenador do Departamento de Clínica Médica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Comitê de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Médico Neurologista.

ELDER MACHADO SARMENTO

Mestrado e Doutorado em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor titular de Neurologia do Centro Universitário Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA) e de Neuroanatomia do Centro Universitário Fundação Arco Verde (UNiFAA). É diretor técnico da Santa Casa de Barra Mansa e responsável pela residência em Clínica Médica. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna e Neurologia atuando principalmente nos seguintes temas: cefaleias primárias e secundárias.

ELIANA MEIRE MELHADO

ossui graduação em Medicina pela Fundação Padre Albino (1993), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora universitária - Faculdades Integradas Padre Albino, professora titular do Centro Universitário Padre Albino e neurologista, docente do ambulatório e da enfermaria de neurologia do Hospital-Escola Emílio Carlos. Tem experiência na área de Medicina, na área de Neurologia atuando principalmente nos seguintes temas: cefaleia, migrânea, enxaqueca e mulher. Atende também doenças Vasculares Cerebrais, Epilepsias, doenças desmielinizantes, e degenerativas (incluindo as síndromes demenciais e parkinsonianas). Coordenadora do Comitê de Cefaleia na Mulher da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

ELZA MAGALHÃES SILVA

Possui graduação em medicina pela Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (1992) e mestrado (2005) e doutorado (2010) em NEUROCIÊNCIAS pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente médica neurologista da Sociedade Portuguesa de beneficência. Média neurologista Voluntária do Hospital Universitário Professor Edgar Santos- Ambulatório Magalhães- UFBA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em NEUROLOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de toxina botulina em enxaqueca crônica, neurologia clínica geral.

ERASMO BARROS DA SILVA

Professor adjunto IV - UFPB MEMBRO SBCe IHS

ERLENE ROBERTA RIBEIRO DOS SANTOS

Graduada em Biomedicina, Serviço Social (Uninassau/UFPE), especialista em medicina preventiva e social, mestre em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz, doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento com área de concentração em neurociências, pela UFPE. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Educação Física. É líder do Círculo de Pesquisas sobre tecnologias, estratégias e instrumentos aplicados à saúde coletiva Cpetsc e pesquisadora do grupo avanços em neurocirurgia - Certificados pelo CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia - SBCe. Exerceu cargos na área gestão da saúde estadual e municipal. Tutora em cursos na modalidade EAD. Exerceu cargos na gestão acadêmica como coordenadora e vice de bacharelados (serviço social, saúde coletiva e medicina) e pós-graduação lato sensu. Participante da Diretoria da Adufepe Saúde. Atua nas linhas de pesquisa: gestão, planejamento e auditoria em serviços de saúde; Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS); neurociências e saúde coletiva com foco no manejo das cefaleias associadas a outras condições clínicas como ansiedade e estresse.

FABIOLA DACH

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Residência em Neurologia pelo Hospital Governador Celso Ramos (Servidores do Estado de Santa Catarina), Florianópolis, SC. Doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP. Neurologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, de 2006 a 2014, com atuação no Ambulatório de Cefaleia (adulto e infância), no Ambulatório de Dor Neuropática e da Enfermaria de Neurologia Geral. Professora de Neurologia da FMRP-USP desde 2014, responsável pelos ambulatórios de Cefaleia (adulto e infância), de dor neuropática, de neurologia geral e da Enfermaria de Neurologia Geral do HCFMRP-USP, onde exerce assistência aos pacientes e ensino aos alunos de graduação em medicina e médicos residentes. Desenvolve e participa de pesquisa relacionada à neurologia e às áreas de cefaleia e dor.

FERNANDO KOWACS

Neurologista Mestre e Doutor em Medicina pela UFRGS Coordenador do Núcleo de Cefaleia do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia.

FLÁVIO SALEM

GISELLE OLIVEIRA MARTINS THEOTONIO

Residência em Neurologia no Hospital de Base do Distrito Federal - Brasília-DF; Atuação em Cefaleias e Dor pelo Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto; Aperfeiçoamento em Neuromodulação Não-Invasiva pelo HC-USP, SP; Diretor técnico da Clínica Magneuro, especializada no tratamento das dores de cabeça e neuromodulação em Maceió-Alagoas.

HILTON MARIANO DA SILVA JUNIOR

Especialista, Mestre e Doutor em Neurologia pela USP-RP Fellowship na Unidade de Pesquisa em cefaleia da Universidade de Liège- Bélgica Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia Professor do curso de Medicina da PUC-Campinas SP Coordenador do grupo de educação para estudantes, Ligas e residentes da SBCe.

IDA FORTINI

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1981). Tem experiência na área de Neurologia, com ênfase em Neurologia Geral, Urgências em Neurologia e Cefaliatria.

IGOR SILVESTRE BRUSCKY

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (2005), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (2014) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (2022). Atualmente é docente da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da UNINASSAU. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia geral, cefaleia, dor, distúrbios do movimento, epilepsia, neurologia do idoso e neurologia cognitiva.

ITAMAR REGAZZO

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná 2011; Residência médica em medicina intensiva pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências e Terapia Intensiva CEPETI 2017; Pós-graduação em cuidados paliativos pelo Instituto Palium (Buenos Aires) 2016; Título de médico intensivista pela AMIB 2018; Mestrando em ensino médico pela FPP conclusão prevista para 2022; Instrutor certificado pela secretaria estadual de saúde do Paraná Doação de órgãos e transplantes; Instrutor nacional do curso de ventilação mecânica em UTI VENUTI/AMIB; Presidente do comitê de ética do Hospital São Lucas/FAG; Médico coordenador da UTI do Hospital São Lucas/FAG; Médico coordenador da CIHDOTT do Hospital São Lucas/FAG; Médico coordenador da CIHDOTT do Hospital Universitário do Oeste do Paraná; Médico delegado do CRM/PR pela delegacia regional de Cascavel/PR; Docente do curso de medicina da FAG, nas disciplinas de Bioética médica e clínica médica; Revisor convidado de artigos da revista indiana de terapia intensiva; Coordenador das ligas acadêmicas de bioética e medicina intensiva; Atualmente primeiro secretário da associação paranaense de terapia intensiva. Possui experiência em unidades de terapia intensiva, emergências, medicina de transplantes, comitês de ética e bioética, morte encefálica, doação de órgãos e transplantes, comitês multidisciplinares, ensino médico e cuidados paliativos.

JANO ALVES DE SOUZA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1987), Residência Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Neurologia), mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (2002). É Professor Adjunto de Neurologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia geral, cefaleia e cognição.

JESUÉLY SPIECKERT DE SOUZA

Bacharel em Fisioterapia pelo Centro Cenecista de Osório (UNICNEC - 2022). Atualmente é aluna bolsista integral do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Escola de Medicina da PUCRS, a nível de Doutorado. Participa do Laboratório de Fisiologia Respiratória (Centro Infant) no Hospital São Lucas da PUCRS e do Grupo de Pesquisa de Epidemiologia e Ciência de Dados aplicada a Saúde (GPeds) coordenado pelo Professor Doutor Frederico Friedrich. Também atua no Registro Brasileiro de Cefaleia como pesquisadora (REBRACEF). Além disso, é subinvestigadora do estudo de mundo real com pacientes com enxaqueca, CAPTURE. Linhas de pesquisa: epidemiologia e ciência de dados aplicada à saúde, cefaleia.

JOÃO JOSÉ FREITAS DE CARVALHO

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1981), é mestre em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutor em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina; foi Professor de Neurologia do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (de 2005 a 2010); é Professor de Neurologia e Coordenador Adjunto do Curso de Medicina da UNICHRISTUS (desde 2010); é membro fundador do Núcleo de Cefaleias e do Programa de AVC do Serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza; tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia e no estudo da epidemiologia, jornada do paciente, diagnóstico de tratamento das Cefaleias e Doenças Cerebrovasculares. Membro do Comitê de Leigos da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

JOSE LUCIO DE OLIVEIRA DANTAS

NEUROLOGISTA. Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e da International Headache Society

JOSÉ LUIZ PEDROSO

Bacharel em Fisioterapia pelo Centro Cenecista de Osório (UNICNEC - 2022). Atualmente é aluna bolsista integral do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Escola de Medicina da PUCRS, a nível de Doutorado. Participa do Laboratório de Fisiologia Respiratória (Centro Infant) no Hospital São Lucas da PUCRS e do Grupo de Pesquisa de Epidemiologia e Ciência de Dados aplicada a Saúde (GPeds) coordenado pelo Professor Doutor Frederico Friedrich. Também atua no Registro Brasileiro de Cefaleia como pesquisadora (REBRACEF). Além disso, é subinvestigadora do estudo de mundo real com pacientes com enxaqueca, CAPTURE. Linhas de pesquisa: epidemiologia e ciência de dados aplicada à saúde, cefaleia.

JOSE STECHMAN NETO

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Prótese Dentária e Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial, e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutor em Odontologia, Estomatologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Tuiuti, Professor da Pós-Graduação em Odontologia e do Programa "Stricto Sensu" em Saúde da Comunicação Humana. Coordenador do Curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial e do Centro de Diagnóstico e Tratamento de ATM - CDATM - Universidade Tuiuti do Paraná. Cofundador do NARSM Centro Avançado de Revisão Sistemática e Meta-análise. Atua como professor pesquisador nas áreas de Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial e suas comorbidades, como cefaleias, zumbidos e disfagia com ênfase em diagnóstico (imagens) e tratamento de disfunções temporomandibulares e dores orofaciais. (Web of Science Researcher ID V-5941-2017 h-index 6; Scopus h-index 7; Google Scholar h-index 14; Researchgate h-index 10). ORCID 0000-0002-0259-2420.

JULIANA GEREMIAS CHICHORRO

Sou graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Realizei pós-doutorado em Farmacologia Médica na Universidade do Arizona (2007-2008), no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (2008-2009) e mais recentemente na Cumming School of Medicine na Universidade de Calgary (2023). Atualmente sou professora do Departamento de Farmacologia da UFPR, nível Associado, e orientadora de Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR. Meu interesse é o estudo de mecanismos da dor aguda e crônica de origem trigeminal, seu controle farmacológico, bem como seu impacto nas emoções. Sou bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ2).

JULIANA RAMOS DE ANDRADE

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestrado e doutorado em Biodiversidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é pesquisadora (pós-doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco em biologia aplicada a saúde, membro do comitê de pesquisa experimental e clínica da Sociedade Brasileira de Cefaleia, editora executiva da Headache Medicine, associada à Associação Brasileira de Editores Científicos, membro da International Headache Society e colaboradora da Universidade Estadual de Alagoas. Tem experiência em metodologia, comunicação e editoração científica e coordenação e execução de projetos experimentais e clínicos.

JULIANA WILLE SILVA

Nutricionista Clínica com Especialização em Obesidade, Exercício e Emagrecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012); graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2010); Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005). Experiência em Nutrição Clínica com ênfase especializada em Dor, Dor Crônica, Dores de Cabeça, Doenças Autoimunes e Qualidade de Vida. Palestrante em eventos nacionais e regionais.

JULIANE PRIETO PERES MERCANTE

Graduação em Psicologia e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica - Hospital Universitário USP. Psicóloga no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein e Centro de Cefaleia São Paulo. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Pesquisa Clínica e Terapia Cognitivo-Comportamental, principalmente nos temas: enxaqueca, comorbidade psiquiátrica, transtornos de ansiedade e transtornos de humor. Membro do Comitê de Psicologia da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Membro da International Headache Society. Docente do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Diretoria da ABRACES, Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca.

LEANDRO CORTONI CALIA

Médico formado pela UNIFESP-EPM em 1988, especialidade em Neurologia pela UNIFESP-EPM em 1991, mestrado em Neurologia / Neurociências pela UNIFESP-EPM em 1996, doutorado em Neurologia / Neurociências pela UNIFESP-EPM em 2002. Membro da Academia Brasileira de Neurologia Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia Membro da International Headache Society Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.

LÍGIA BARROS DE OLIVEIRA

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2016. Neurologista com Residência Médica pela Fundação Hospitalar do estado de Minas Gerais (FHEMIG) no Hospital Regional de Barbacena - Dr. José Américo (2018 - 2021). Mestrado em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora iniciado em 2022. Atua principalmente nos seguintes temas: Clínica Médica, Neurologia, Terapia Intensiva.

LISELOTTE MENKE BAREA

Possui Graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1975), Residência médica em Neurologia (1976-1977), Residência médica em Neurologia Infantil (1978), pela Fundação Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Mestrado em Farmacologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1992) e Doutorado em Farmacologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1995). Chefe do Serviço de Neurologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Coordenadora do laboratório de cefaleia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, membro do comitê assessor da Associação Médica do Rio Grande do Sul, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria, sócio efetivo da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, sócia titular da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil, sócia titular da Sociedade de neurologia e psiquiatria infantil do Rio Grande do Sul.

LUCAS SCOTTA CABRAL

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e cursou Mestrado Acadêmico em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou especialização em Neurologia e Neurorradiologia Intervencionista, obtendo certificações de atuação pelo Conselho Nacional de Residência Médica e Ministério da Educação (CNRM/MEC, 2010), pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN, 2016), pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Sociedade Brasileira de Neurorradiologia. Diagnóstica e Terapêutica (CBR/SBNR, 2017) e pela Sociedade Europeia de Terapia Neurológica Minimamente Invasiva (ESMINT, 2016). Exerce atividades assistenciais, acadêmicas e de pesquisa como no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia, no Hospital Moinhos de Vento e no Hospital Mãe de Deus. Integra a Comissão Intra¬Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e o Programa de Avaliação e Capacitação de Morte Encefálica (PACAME) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia (SBNR) e da Sociedade Europeia de Terapia Neurológica Minimamente Invasiva (ESMINT). Atua como revisor de periódicos científicos em sua área de atuação. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurorradiologia Intervencionista e Imagem Vascular, e interesse na aplicação de novas tecnologias no tratamento das Doenças Cerebrovasculares.

LUCIANO DE MELO POMPEI

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (1992), com Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (2002). Professor Livre-Docente pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia (Disciplina de Ginecologia) da FMUSP (2016). É Professor Associado da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e Orientador de Pós-Graduação na mesma instituição. Tem Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e Título de Especialista em Mastologia (TEMa) pela Associação Médica Brasileira. É Presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Climatério (Sobrac). Ex-Presidente da Comissão Nacional em Climatério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Ex-Diretor (tesoureiro) da Federação Latinoamericana de Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia (FLASOG). Realiza pesquisa científica clínica e "de bancada" na FMABC. Publicou livros, capítulos de livros e artigos, nacionais e internacionais.

LUIZ PAULO QUEIROZ

Médico neurologista aposentado do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC. Atualmente é professor voluntário, afiliado ao Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFSC. Preceptor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Universitário. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ciências/Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ex-secretário da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Ex-Coordenador do Comitê de Membros da Sociedade Internacional de Cefaleia, por 8 anos. Ex-Editor associado do jornal médico Headache: The Journal of Head and Face Pain. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cefaleia e Epidemiologia da Cefaleia.

MARCELO CALDERARO

Neurologista. Médico Assistente do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e Academia Brasileira de Neurologia.

MARCELO CEDRINHO CICIARELLI

Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Vassouras (1987), residência em neurologia pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo (1990), mestrado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (1996) e doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2002). Tem experiência na área de Neurologia, com ênfase em cefaleia e dor, demência, Parkinson, TDAH, epilepsia, distúrbios do sono e doenças cerebrovasculares.

MARCELO MORAES VALENÇA

Professor Titular de Neurocirurgia da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP, 1989). Em maio de 2008 recebeu o título de Livre-Docente em Neurocirurgia, Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP, USP.Realizou pós-doutoramento no National Institutes of Health (Visiting Fellow, Neuroendocrinologia,1983-1987; 1990), USA; University of London (Neurocirurgia, 1995), Inglaterra; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Neurocirurgia, 2001-2002) -USP e Montreal Neurological Institute, McGiil University (Neurocirurgia, 2009-2010). Editor Chefe do Headache Medicine ISSN 2178-7468 da Sociedade Brasileira de Cefaleia e do Jornal Memorial da Medicina ISSN 2674-7103. Presidente, Sociedade Brasileira de Cefaleia. Director (Board of Trustees), International Headache Society. Associate, Cephalalgia. Professor Titular, Universidade Federal de Pernambuco.

MARCELO REZENDE YOUNG BLOOD

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, Residência Médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas/UFPR e mestrado em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é chefe do serviço e supervisor do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Atua principalmente nas áreas de dor crônica, cefaleias e medicina do estilo de vida, coordena o serviço multiprofissional de dor crônica do HU-UEPG.

MÁRCIA ASSIS

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná em 1992. Realizou Residência Médica em Neurologia e Neurofisiologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (1992-1995). Foi Research Fellow em Medicina do Sono pela University of Minnesota EUA (1996). Tem título de Especialista em Neurofisiologia com área de Atuação em Polissonografia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia (1997). Mestre em Medicina do Sono pela Universidade Federal do Paraná (2003).

MARCIO FRANCISCO MANTOVANI

MARCIO NATTAN PORTES SOUZA

Neurologista pelo HC-FMUSP São Paulo Coordenador do Fellow de Cefaleia do HC-FMUSP São Paulo Membro do Comitê de Educação da International Headache Society.

MARCIO RAFAEL DE ARAUJO SIEGA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2006). Residência médica em Neurologia também pela UFTM (2010). Aperfeiçoamento em Acupuntura pelo IBEH (2004) e aperfeiçoamento em Neuromodulação pelo IPq-HCFMUSP. Coordenador da Clínica de Dor de Cabeça de Brasília -Modula Dor e coordenador da Liga Acadêmica de Cefaleia do DF.

MARCO ANTONIO TAKASHI UTIUMI

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Concluiu seu treinamento no programa de residência médica em Neurologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR (HC-UFPR) em 2011. Ingressou no programa de aperfeiçoamento em Neurologia do HC-UFPR: Área de Atuação em Dor no ano seguinte. É certificado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e Associação Médica Brasileira (AMB) com o Título de Especialista em Neurologia. Atualmente, é Membro Titular da ABN. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Medicina da Dor, Dor Crônica, Cefaleia, Migrânea / Enxaqueca e Dor Neuropática. Além disso, tem interesse em Administração e sua inter-relação com a área da Saúde.

MARCOS OTÁVIO BRUM

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2017), Mestre em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS (2022) e aluno de doutorado (período integral) do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Escola de Medicina da PUCRS (CAPES 7), onde atua como pesquisador do Laboratório de Fisiologia Respiratória (Centro Infant). É coordenador de dados do Registro Brasileiro de Asma Grave (REBRAG) e coordenador de aspectos regulatórios do Registro Brasileiro de Cefaleia (REBRACEF), também é docente de Pós-graduação em Fisioterapia em UTI Adulto pela Interfisio - Porto Alegre. Membro dos grupos de pesquisa Impacto de prematuridade, infecções respiratórias e alergia no desenvolvimento pulmonar de lactentes e crianças desde 2019, Discinesia Ciliar Primária desde 2022 e Epidemiologia e Genética das Doenças Respiratórias da Infância desde 2022. Apresenta como principais linhas de pesquisa: O estudo de doenças raras e Epidemiologia de Doenças em Pediatria com enfoque em Data Science em grandes bancos de dados.

MARIA EDUARDA NOBRE DE MAGALHAES COSTA

Dra. Maria Eduarda Nobre é neurologista, com residência médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense. É membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Neurologia e da International Headache Society. Atualmente atende em consultório privado. Possui 2 livros publicados sobre o tema Cefaleia em salvas, assunto principal de suas pesquisas.

MARIA IVONE OLIVEIRA DANTAS

MARIO FERNANDO PRIETO PERES

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1995) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e pós-doutorado/fellowship pela Thomas Jefferson University, Philadelphia. Atualmente é diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, professor da pós-graduação no Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos temas: epidemiologia das cefaleias, enxaqueca e comorbidades, melatonina, fisiopatologia das cefaleias, cefaleias trigêmino-autonômicas, saúde e espiritualidade e o estudo do efeito placebo. É fellow do American College of Physicians, autor do livro "Dor de cabeça: o que ela quer com você", criador do site http://cefaleias.com.br. Membro do Board of Trustees da Sociedade Internacional das Cefaleias (2018-2021). Coordenador do subcomitê dedicado a Membership da Sociedade Internacional das Cefaleias. Presidente da ABRACES. Secretário da Sociedade Brasileira de Cefaleia, gestão 2019-2021. Global Burden of Disease (GBD) Collaborator. Presidente eleito da Sociedade Internacional de Cefaleias.

MAURICE BORGES VINCENT

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Doutorado Em Cefaleias Neurologia - University Of Trondheim (1992). Atualmente é professor associado afastado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista Fulbright em Harvard em 2006. Medical Fellow na Eli Lilly and Company de 2017 a 2024. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: enxaqueca, cefaleia, migraine, tratamento e headache; ensaios clínicos e desenvolvimento de novos medicamentos em early e late phases. Web of Science: 128 publicações, índice H: 20 (junho de 2024)

MAURO EDUARDO JURNO

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Taubaté (1984). Título de Especialista em Neurologia pela AMB-ABNeuro. Doutor em Neurologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é coordenador da Residência de Neurologia e de Clínica Médica HGB-FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), preceptor da Residência de Psiquiatria do CHPB-FHEMIGe Professor da Faculdade de Medicina de Barbacena - FUNJOB. Atuando principalmente nos seguintes temas: clínica médica, neurologia, saúde mental, cefaleia e gestão.

MOHAMAD ALI HUSSEIN

Neurologista assistente no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC)- Coordenador do setor de cefaleias e algias orofaciais - INC- Coordenador do Fellowship em cefaleias e algias orofaciais - INC - Fellowship Cefaleia e Dor - CHCUFPR (2021 - 2022)- Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) - Membro efetivo da International Headache Society- Membro efetivo do comitê de ligas, alunos e residentes da SBCe - Residência em Neurologia pelo Hospital Evangélico de Londrina - PR. RQE - 28146- Graduado em Medicina pelo Centro Universitário Assis Gurgacz de Cascavel-PR.

MURILO RUBENS SCHAEFER

Fac. Medicina de CAMPOS-R.J. (graduação) Pós-graduação (especialização) em neurologia e Egrafia, na S.C. da Misericórdia do R. J- Serviço do Prof. DR. Abraham Akerman Membro da Ass. Paranaense de Ciências.

NATÁLIA DE OLIVEIRA SILVA

Residência Médica em Neurologia HC-FMRP-USP; Residência Médica em Dor HC-FMRP-USP; Fellowship em neurorreabilitação CER – HC- FMRP – USP; Mestrado Acadêmico em Neurologia – USP RP; Doutoranda do Depto Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP; Médica assistente de Neurologia Geral, Cefaleia e Dor – HC – FMRP – USP; Médica coordenadora do ambulatório Dor Miofascial HC FMRP USP

NAURA TONIN ANGONESE

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professora assistente do Curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná UFPR campus Toledo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ginecologia, controvérsias em ginecologia, climatério e atenção à saúde da mulher.

NORMA REGINA PEREIRA FLEMING

Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1980). Atualmente ocupa cargo administrativo da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro, da Associação de Cirurgiões Dentistas de Campinas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: dor, cefaleia, tratamento, neurologia e cérebro.

OSWALDO COUTO JUNIOR

Membro da Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Cefaleia Internato em Neurologia no Hospital Antônio Pedro- Universidade Federal Fluminense - Niterói – RJ. Residência em Neurologia no Hospital Federal dos Servidores do Estado - RJ Pós-graduação em Neurofisiologia Clínica na UNIFESP - SP.

PATRICIA LEEN KOSAKO CERUTTI

Médica ginecologista e obstetra / docente da UFPR Campus Toledo. Proprietária do CONSULTÓRIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DRA PATRICIA LEEN. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1999), CRM PR 17534. Residência médica em ginecologia e obstetrícia, pela UFPR, no Hospital de Clínicas Curitiba ( 2000-2002). Especialista em Ginecologia e Obstetrícia TEGO RQE 11607. Pós-graduada em Medicina do trabalho pela UFPR, Atua como médica examinadora do trabalho na ClinicalMed, Clínica de Saúde Ocupacional, desde 2018 até hoje. Atua como professora do magistério superior da UFPR Campus Toledo -PR, Faculdade de Medicina Campus Toledo PR. Membro do Sociedade Brasileira de Cefaleia desde 2023.Coordenadora da Liga de Ginecologia e Obstetrícia LAGO UFPR TOLEDO desde 2018. Orientadora e Coordenadora do Projeto HAITI MAIS desde 2020 até hoje. Vice coordenadora do NECEFAC (núcleo de estudos de cefaleia e algias cranianas).

PATRICIA MACHADO PEIXOTO

Graduada em Medicina, pela Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto em São Paulo em 1986. Realizou um ano de Residência médica em Clínica Médica em 1987 e 01 ano de estágio na Neurologia em 1988 na Funfarme -Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP. Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP (1989-1991). Atualmente é médica neurologista responsável pelo Ambulatório de Cefaleia da Clínica Neurosul, Brasília-DF e médica neurologista -estatutária da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Distrito Federal, onde atua no COMPP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes tema : cefaleias em geral, enxaqueca, cefaleias em salvas, algias crâneo-faciais e neurologia geral. Membro da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

PATRÍCIA POZO-ROSICH

MD PhD, é especialista em Neurologia. Chefe da Seção do Departamento de Neurologia, Diretora da Unidade Clínica de Cefaléia e Dor Craniofacial e do Centro Adaptativo do Cérebro para Enxaqueca no Hospital Universitário Vall d'Hebron em Barcelona, ​​Espanha; Coordenador do eCORE Cérebro, Mente e Comportamento e Líder de Grupo e Investigador Principal do Laboratório de Pesquisa em Cefaleias do Instituto de Pesquisa Vall d'Hebron (VHIR), pertencente à Universitat Autonoma de Barcelona (UAB). Editora de Headache da Revista de Neurologia, editora associada de Cephalalgia, Headache, Neurologia, Frontiers in Neurology (Headache Medicine) e membro do Conselho Editorial do The Journal of Headache and Pain.

PAULO ANDRÉ BARCELLOS PRATES SANTOS

Graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (atual Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre) - 1982 Pós-Graduação (Residência Médica) em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre - 1982-85 Membro da Liga Brasileira de Epilepsia Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia Coordenador da Abraz - Associação Brasileira de Alzheimer em São Leopoldo - RS Secretário Executivo da Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul 2012-2013.

PAULO HÉLIO MONZILO

Ex-professor adjunto da disciplina de neurologia da Santa Casa de São Paulo e de coordenação do Ambulatório de Cefaleia dessa instituição. Preceptor de neurologia da faculdade de medicina do Hospital Albert Einstein SP, médico neurologista do corpo clínico do hospital Albert Einstein SP.

PATRÍCIA POZO-ROSICH

MD PhD, é especialista em Neurologia. Chefe da Seção do Departamento de Neurologia, Diretora da Unidade Clínica de Cefaléia e Dor Craniofacial e do Centro Adaptativo do Cérebro para Enxaqueca no Hospital Universitário Vall d'Hebron em Barcelona, ​​Espanha; Coordenador do eCORE Cérebro, Mente e Comportamento e Líder de Grupo e Investigador Principal do Laboratório de Pesquisa em Cefaleias do Instituto de Pesquisa Vall d'Hebron (VHIR), pertencente à Universitat Autonoma de Barcelona (UAB). Editora de Headache da Revista de Neurologia, editora associada de Cephalalgia, Headache, Neurologia, Frontiers in Neurology (Headache Medicine) e membro do Conselho Editorial do The Journal of Headache and Pain.

PAULO ANDRÉ BARCELLOS PRATES SANTOS

Graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (atual Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre) - 1982 Pós-Graduação (Residência Médica) em Neurologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre - 1982-85 Membro da Liga Brasileira de Epilepsia Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia Coordenador da Abraz - Associação Brasileira de Alzheimer em São Leopoldo - RS Secretário Executivo da Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul 2012-2013.

PAULO HÉLIO MONZILO

Ex-professor adjunto da disciplina de neurologia da Santa Casa de São Paulo e de coordenação do Ambulatório de Cefaleia dessa instituição. Preceptor de neurologia da faculdade de medicina do Hospital Albert Einstein SP, médico neurologista do corpo clínico do hospital Albert Einstein SP.

PAULO SERGIO FARO SANTOS

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (2006-2012). Concluiu a residência médica em Neurologia no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) em março/2017. Foi fundador e chefe do Setor de Cefaleia e Dor Orofacial do INC de 2017 a 2021. Ex-Preceptor da residência médica em Neurologia no Instituto de Neurologia de Curitiba. Ex-Professor da Especialização em DTM e Dor Orofacial da Universidade Tuiuti do Paraná. Membro Diretor da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), Membro efetivo da International Headache Society e membro efetivo da Sociedade Brasileiro para Estudo da Dor (SBED). Possui capítulos nos principais livros relacionados à cefaleia e neurologia no Brasil. É palestrante de eventos nacionais e regionais sobre cefaleias. Atualmente é editor e revisor da Headache Medicine, revista oficial da Sociedade Brasileira de Cefaleia, e integrante do Comitê de Leigos da SBCe.

PEDRO ANDRE KOWACS

Neurologista, Neurofisiologista, graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1983) , com Mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (1998) , Residência-médica em Clínica Médica pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1984) e em Neurologia pelo Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) . Membro da International Headache Society, Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Cefaleia e Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas; editor - associado dos Arquivos de Neuropsiquiatria. Atualmente é Coordenador do Setor de Cefaleias e Dor do Serviço de Neurologia do HC-UFPR e Chefe do Serviço de Neurologia do Instituto de Neurologia de Curitiba.

PEDRO AUGUSTO SAMPAIO ROCHA FILHO

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), Residência Médica em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2006). É especialista em neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Professor do mestrado e doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco. Tem pesquisas relacionadas a Cefaleias, Dor e Neuro-infecção. Escreveu 94 artigos em periódicos. Revisor de periódicos internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia. Atualmente, é professor associado 2 da Área Acadêmica de Neuropsiquiatria do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco e responsável pelo Ambulatório de Cefaleias do Hospital Universitário Osvaldo Cruz da Universidade de Pernambuco.

PEDRO FERREIRA MOREIRA FILHO

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1972), Mestrado em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1979) e Doutorado em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF, 2015). Membro Titular Emérito da Academia Brasileira de Neurologia (RJ). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia e Cefaleia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia, cefaleia, enxaqueca, migrânea, neoplasia intracraniana e cefaleia em salvas.

POLYANA VULCANO DE TOLEDO PIZA

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (2005), especialização em MBA em Economia e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2011), especialização em Epilepsia, EEG e vídeo EEG pela Hospital do Servidor Estadual de São Paulo(2011), residência-medica pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP(2009) e aperfeiçoamento em Neurointensivismo pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein(2013). Doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências médicas do Hospital Israelita Albert Einstein e Harvard Medical School.

RAIMUNDO FEITOSA NETO

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2007). Residência médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo (2012)Professor das disciplinas Fundamentos da Prática Médica, Semiologia Médica e Internado do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella.Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Membro da International Headache Societey.

RAIMUNDO PEREIRA SILVA NÉTO

Formou-se em Medicina na Universidade Federal do Piauí (1995). Fez residência médica em Pediatria (1998) e Neurologia (2000) no Hospital da Restauração, em Recife-PE. Realizou estágio em Cefaleia, durante 12 meses, na Clínica de Cefaleia Dr. Edgard Raffaelli Júnior, em São Paulo-SP (2001). Fez Mestrado e Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, na área de Neurologia, na Universidade Federal de Pernambuco (2011-2016). É membro da Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Cefaleia e International Headache Society. Fundador e Secretário da Associação Piauiense de Neurologia e Neuropediatria do Piauí (2009-2011). É fundador e diretor da primeira clínica de cefaleia das regiões Norte e Nordeste do Brasil. É um dos tradutores da International Classification of Headache Disorders, Third Edition (ICHD-3) para a língua portuguesa. Publicou 114 artigos científicos, sendo 65 em periódicos nacionais; e 49, em internacionais, além de ter escrito 8 livros de Neurologia, sendo 7 sobre cefaleia; e 14 capítulos de livros. É membro do corpo editorial da Headache Medicine, desde 2010 (editor-chefe, a partir de 2022); e dos Arquivos de Neuro-Psiquiatria, desde 2018. É revisor de períodos nacionais e internacionais.

REBECA VERAS DE ANDRADE VIEIRA

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2013, realizou o Programa de Doutorado Sanduíche /CAPES na Johns Hopkins School of Medicine (USA), onde obteve experiência clínica e de pesquisa no Departamento de Neurologia (Headache Center) com ênfase no tratamento de pacientes com cefaleias, transtornos de ansiedade e insônia. Entre 2018-2023 realizou pós-doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É coordenadora do Comitê de Psicologia da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe). Tem formação em Psicologia Hospitalar pelo Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PICCAP) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) (2008-2009).

RENAN BARROS DOMINGUES

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1989). Concluiu residência médica em Neurologia em 1993, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). É Doutor em Medicina pela USP (1997). Realizou doutorado, no ano de 1996, com bolsa do CNPq, na Universidade do Alabama em Birmingham, Estados Unidos (1996). Foi Professor Adjunto da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), de 1998 a 2013, onde coordenou os projetos de extensão em Cefaleias (2003-2013) e Esclerose Múltipla (2007-2013), voltados ao ensino, assistência e pesquisa clínica. Coordenou o grupo de pesquisas do CNPq - Grupo Multidisciplinar de Estudos em Doenças Crônicas do Sistema Nervoso - no Espírito Santo, de 1999 até o ano de 2013. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 2008 a 2018, onde foi orientador de mestrado e doutorado. Foi editor associado da revista Arquivos de Neuropsiquiatria de 2013 a 2018. Realizou Pós-doutorado em Neurologia no Serviço de Doenças Cerebrovasculares da Universidade de Lille, França, de janeiro a dezembro de 2014, com bolsa da CAPES. É assessor científico do laboratório Senne Líquor Diagnóstico, São Paulo, SP desde 2015. É coordenador do Ambulatório de Cefaleias e Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenador Regional de Neurologia da Rede Américas Serviços Médicos. Neurologista e Coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital Samaritano Paulista/SP.

RENATA CAMPI DE ANDRADE PIZZO

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1992), mestrado em Odontologia Restauradora pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é pesquisador - Núcleo Integrado de Laser em Odontologia, professor assistente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas da Região de Ribeirão Preto, pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo e pesquisador da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: disfunção temporomandibular, laser de baixa intensidade, articulação temporomandibular, analgesia e dor articular.

RENATA GOMES LONDERO

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cefaleia e da Academia Brasileira de Neurologia. Secretária do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia (2020-2024). Supervisora da Residência Médica em Neurologia do HCPA. Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela FAMED-UFRGS (2008-2010 e 2010-2015). Curso de Capacitação em Eletroencefalografia e Epileptologia no Serviço de Neurologia do HCPA. Título de Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Residência Médica em Neurologia na Santa Casa de Porto Alegre (2001-2003). Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2000). Atua no Hospital Moinhos de Vento e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

RENATA SILVA MELO FERNANDES

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: cefaleia, disfunção temporomandibular, atm, oclusão, dor facial e bruxismo.

RENATO ARRUDA

raduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Residência Médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP). Mestrado pelo Danish Headache Center, University of Copenhagen (Dinamarca). Formação complementar em Pesquisa Clínica, Principles and Practice of Clinical Research, oferecido pela Harvard T. H. Chan School of Public Health. Realizou estágios eletivos internacionais (Clinical and Research Observerships) nos seguintes serviços: Neuromodulation Laboratory, Harvard Medical School (Boston, EUA); Centro di Cefalee, Università di Roma La Sapienza (Roma, Itália); Danish Headache Center, University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca); e Research Fellow no NHS Guys and St. Thomas Hospital, Kings College (Londres, Reino Unido). Membro de sociedades científicas nacionais e internacionais nas áreas de Neurologia, Cefaleia, Neuropsiquiatria Infantil e Neuroeducação. Publicou artigos científicos em revistas indexadas nacionais e internacionais. Autor e co-autor de capítulos de livros. Assistant Editor da revista Headache: the Journal of Head and Face Pain (revista oficial da American Headache Society), além de ser do Editorial Board da Headache Medicine (revista oficial da Sociedade Brasileira de Cefaleia). Coordenador e Professor da Pós-Graduação lato sensu Neurodesenvolvimento e seus Transtornos (Faculdade Focus).

RONALDO ABRAHAM

Obteve título de mestrado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade de Taubaté e revisor de artigos para a Revista Arquivos de Neuropsiquiatria. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia e Neuroinfecção.

SAIT ASHINA

Professor assistente de neurologia e anestesia na Harvard Medical School e diretor do Comprehensive Headache Center do Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston, MA. Ele é diplomado pelo Conselho Americano de Psiquiatria e Neurologia e diplomado em Medicina para Cefaleia pelo Conselho Unido de Subespecialidades Neurológicas. Ele é membro do comitê de educação da International Headache Society. Dr. Ashina também atuou como membro do subcomitê de classificação de cefaleia da Sociedade Internacional de Cefaleia para a terceira edição da Classificação Internacional de Cefaleias. Seus interesses de pesquisa incluem epidemiologia da dor de cabeça e dor crônica, testes sensoriais quantitativos, modelos de dor humana, dor muscular, o papel da fotofobia na fisiopatologia da enxaqueca, enxaqueca vestibular e lesões cerebrais estruturais na enxaqueca.

SANDRO BLASI ESPOSITO

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestrado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2003). Professor Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenador da Disciplina de Neurologia do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da P.U.C.S.P. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, sono, infância, cefaleia e terapêutica.

SANDRO LUIZ DE ANDRADE MATAS

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1984), mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Professor de fisioterapia neurológica e pesquisador na área de fisioterapia e educação física na UNIBAN (Universidade Bandeirante de São Paulo), no período de 2000 a 2006. Neurologista da Disciplina de Neurologia, do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Professor Afiliado do Departamento de Medicina, Setor de Medicina Laboratorial, da UNIFESP campus São Paulo. Áreas de interesse: Neuro-Infectologia, Líquido Cefalorraquiano, Neuro-Imunologia, Pseudotumor Cerebral.

SARA CARVALHO BARBOSA CASAGRANDE

Neurologista formada pelo IAMSPE - Hospital Servidores do Estado de São Paulo. Especialista em Cefaleias pela EPM-Unifesp. Especialista em Distúrbios do Movimento, Estimulação Cerebral Profunda (DBS), Toxina Botulínica Neurológica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP Realizou Observership no Centro de Distúrbios de Movimento e DBS na Universidade da Flórida (EUA). Treinamento em aplicação de Botox guiado por Ultrassonografia pela Universidade de Fribourg (Suiça). Atualmente é neurologista atuante Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Neurologista e sócia proprietária da Clínica Dommo (Especializada em Dor, Movimento e Neuromodulação). Adjunt Faculty na Mayo Clinic - Jacksonville – EUA. Coordenadora do Neurotoxin Academy - Curso Teórico Prático de Toxina Botulínica Terapêutica. Titular e Membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), International Headache Society (IHS), Movement Disorders Society (MDS) e International Neurotoxin Association (INA).

SUELLEN ABIB

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Filadélfia de Londrina (2007), Master em Riabilitazione Posturale - Occlusione, DTM e Postura pela Università degli Studi di Roma La Sapienza (2008), Especialização em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva pela PUC\PR (2011), Especialização em Gestão da Saúde pela UFPR( 2011),Formação em Biomecânica Crânio Mandibular e Crânio Cervical pelo CEDIME\ Chile (2013) Formação em Tratamento Multidisciplinar da Dor pela FMUSP (2015), Em formação em Terapia Cranio Facial pela Cranio Facial Therapy Academy - CRAFTA. Área de atuação: DTM e Dor orofacial, Cefaleias, Reabilitação Cranio Facial e Educação em Dor, com formação em Therapeutic Neuroscience Education (TNE), Membro do Comitê de Cefaleia da Sociedade Brasileira Para o Estudo da Dor - SBED.

TALITA SOUZA PERBONI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP - 2010) e especialização em Neuropsicologia pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC - 2013). Atualmente é psicóloga no setor de cefaleia e dor orofacial do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) e em clínica particular como neuropsicóloga, psicoterapeuta e com neurofeedback. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, triagem neuropsicológica, pacientes com cefaleia e psicoterapia cognitivo comportamental.

VANISE GRASSI

Doutorado em Ciências da Reabilitação: Fundamentos da Reabilitação Neurológica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde (2022). Especialização em Neurologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2015), Neurologia Vascular pelo Hospital Moinhos de Vento (2018) e graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2011). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora de Neurologia e Semiologia Neurológica e coordenadora do Ambulatório de Neurologia da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Faz parte do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É preceptora do programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenadora do Ambulatório de Cefaleia do Hospital São Lucas da PUCRS.

WAGNER HUMMIG

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995). Especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular ) e Dor Orofacial pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP-PR). Mestre e Doutor em Farmacologia com área de concentração em Dor pela UFPR. Membro do corpo clínico do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC-PR) onde atua na equipe da Dor deste Hospital. Professor na Pós-graduação em DTM e Dor Orofacial da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP-PR). Instrutor em Odontologia Hospitalar credenciado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) além de ser associado em diversas sociedades com foco em Dor, tais como SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor), IASP (International Association for the Study of Pain) e SBCE (Sociedade Brasileira de Cefaleia).

WELBER SOUSA OLIVEIRA

Graduado em Medicina pela Universidade de Uberaba (2010-2015), residência médica em Neurologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (2015-1018). Residente homenageado da 71 turma de medicina da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (2015). Especialização em Dor crônica intervencionista no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto e especialização em Cuidados Paliativos e Terapia de Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Área de atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Trabalho exclusivamente com atendimento ao paciente com cefaleia e dor crônica no Centro Especializado em Hipermobilidade e Dor - CEHD, em Brasília DF. Atuo como professor da Especialização em Dor da instituição IPEMED/Afya. Membro do Comitê de Políticas Públicas e Advocacy da Sociedade Brasileira de Cefaleia.